quarta-feira, 5 de maio de 2010

A morte de Gaia

Segundo a mitologia grega, Gaia é o símbolo da unidade de toda vida na natureza. A hipótese de Gaia, de James Lovelock, propõe que o planeta seja um sistema auto-regulado, ou em outras palavras, um único ser vivo, como a deusa mitológica que dá seu nome. Baseado nisso, é necessário que haja equilíbrio na relação homem - meio ambiente; uma vez que só assim a Terra pode prosperar de maneira sustentável.


Em 1997, o Protocolo de Kyoto estabeleceu que 38 países deveriam diminuir suas emissões de gases do efeito estufa. Até 2010 a redução deve ser de 5,2% (por cento) em relação a 1990. Isso é resultado do consumo mundial de carvão, gás natural e petróleo em excesso – que são os principais causadores antropogênicos do aquecimento global. Para amenizar esse dilema, o Protocolo determinou algumas metas; entre elas a reforma de setores de energia e transporte e a proteção de florestas e outros sumidouros de carbono. Mas o mundo enfrenta um período de retração econômica desde 2008. Como mudar o modelo de matriz energética global com baixos custos de financiamento?


Os estudos indicam que as fontes alternativas de energia são a melhor forma de não permitir que essa situação se agrave. O desenvolvimento do álcool é uma opção. Obtido da cana-de-açúcar (e não do milho, como fazem os Estados Unidos), ele não polui a atmosfera já que constitui um ciclo. O Brasil retoma os investimentos iniciados em 1973, durante a crise do petróleo, e expande suas exportações de etanol para o mercado internacional. A plantação de cana não afeta a produção de alimento e, tendo a cultura plantada em áreas de pasto, fixa carbono na terra. Porém, não se pode plantar cana em todo lugar em virtude dos diferentes solos e das temperaturas.


Japão e França, por exemplo, possuem baixas temperaturas em seus territórios. Não obstante, mantêm usinas nucleares a altos custos que, apesar de sustentáveis, podem causar graves acidentes como o da Chernobyl, na Ucrânia. Além disso, esses países devem diminuir as importações de petróleo, já que não se trata de um recurso renovável e, logo, não visa a redução das taxas de gás carbônico. Existem outras fontes, como a solar, a eólica, a maremotriz, etc. Contudo, as duas primeiras são caras e a última carece de investimentos.


A Academia Americana de Microbiologia afirma que a utilização de micróbios na produção de etanol, hidrogênio, metano e butanol pode ser, futuramente, parte da solução das crises energéticas. Entretanto, enquanto a transição de petróleo para outras formas de energia não acontecer, caminhar-se-á para o pior – o que já vem ocorrendo. O derretimento das calotas polares, a desertificação, a destruição dos ecossistemas... Até que se dê por morta a unidade de toda vida na natureza: Gaia.




/Tese( sugestão de Eric): Para que o planeta cresça de forma sustentável, o ser humano deve deixar de se colocar separado do ambiente e considerar o planeta como unidade.


P.s: Acho que não fui muito fiel à tese :/

Nenhum comentário:

Postar um comentário